Criar uma Loja Virtual Grátis

♦Departamento Pessoal

♦Escrita Fiscal

♦Constituição de Empresa

♦Contabilidade

Empresarial e Comercial 

♦Declarações DIPJ/IRPF

♦Assessoria Empresarial 


Passo a passo para abrir uma Empresa

Passo a passo para abrir uma Empresa

Que tal abrir sua própria Empresa?Oferecemos algumas dicas de como começar passo a passo:

 

passo a passo

 

1° passo- Registro na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica:  Para registrar a empresa, é necessário ir até a Junta Comercial do seu estado e lá irão lhe informar se será preciso ou não ir até o Cartório. Cidades que não possuem escritórios da Junta Comercial, geralmente precisam registrar a empresa em Cartório.  Efetuado este processo, o sonho de abrir uma empresa começa a se concretizar. Para registrar a empresa, você vai precisar de uma série de documentos que podem mudar conforme cada estado. Entre em contato com a Junta Comercial de seu estado e tome conhecimento de quais os documentos necessários para abrir uma empresa. Este é o passo mais longo do processo de abrir a empresa e você precisará de uma série de documentos e fichas que estarão disponíveis somente lá. É muito provável que você precise fazer uma série de visitas à Junta do seu estado. Finalizando o processo e fazendo este registro da empresa, você receberá o NIRE (Número de Identificação de Registro da Empresa).

 2° passo- Colhimento de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica): Após ter retirado o NIRE da Junta Comercial ou Cartório, você irá para o segundo passo para abrir uma empresa. Este segundo processo, diz respeito à retirada do CNPJ de sua empresa que a marca como contribuinte do país. Isto é, a partir daí você poderá contabilizar impostos e outros gastos. Para concluir esta etapa de obtenção de CNPJ você deve ir até o site da Receita Federal e fazer o download de um programa específico. Assim você poderá indicar qual é o ramo da empresa e demais atividades. Na sequência serão selecionadas sua tributação e fiscalização.  Dependendo do nicho empresarial que você vai atuar, é necessário ter a habilitação profissional. Outro ponto importante nesta fase de abrir uma empresa é que a partir do ramo será determinado o tipo de empresa, ou seja, em que cadastro você vai se encaixar. Algumas empresas podem se encaixar no plano Simples, entre outros.

 3°passo-  Alvará para funcionar: Como previsto,abrir uma empresa é uma tarefa que exige um determinado esforço burocrático. Após cadastrar o CNPJ conforme descrito no Passo 2, será necessário obter o Alvará de Funcionamento do estabelecimento. Para consegui-lo, você deve ir até a Prefeitura da cidade. Serão necessários os documentos da empresa, como cartão CNPJ e cópia de contrato social. É bem comum as prefeituras disponibilizarem formulários próprios para cada empresa. Nesta etapa também pode estar inclusa a visita prévia de uma equipe da prefeitura.

 

4° passo- Inscrição Estadual: Ao abrir uma empresa é necessário que você saiba que todas precisam ter a Inscrição Estadual. Para concluir esta etapa você precisará comparecer à Secretaria Estadual da Fazenda de seu estado. Alguns podem permitir concluir a inscrição pela Internet, mas a maioria exige presença física. Contudo, vale ressaltar que ela só é necessária para empresas que precisarão de ICMS ( Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Também pode acontecer de seu estado exigir a inscrição antes do alvará.

Após a conclusão destes procedimentos para abrir uma empresa, você já estará devidamente regulamentado para desempenhar as atividades propostas. O custo para abrir uma empresa varia conforme o estado e a especificação, mas não é algo estarrecedor, visto que você está registrando um negócio próprio em âmbito federal. As duas últimas fases de conclusão são: cadastro na Previdência Social e Aparato Fiscal necessário.

Agora que você já sabe o que é necessário para abrir uma empresa, que tal ir montar a sua de fato? Saiba que empreendedorismo é um caminho árduo, mas que compensa por meio de resultados colhidos. Uma boa dica é pesquisar bastante sobre o ramo da sua empresa,  manter-se informado e buscar inovação.